Quando adquirimos ou remodelamos a nossa casa, são vários os aspetos que consideramos ao adquirir um qualquer componente, desde logo a notoriedade da marca, a qualidade e a durabilidade. No entanto, nem sempre usamos os mesmos critérios no que concerne ao material elétrico.
A verdade é que o sistema elétrico vai muito além do simples ato de ligar e desligar uma fonte de luz ou um aparelho a uma tomada. Se refletirmos, é fácil entender que basta uma simples quebra de energia para que o nosso mundo fique em suspenso, o que é revelador da sua importância nas nossas vidas.
Por esse e outros motivos é indispensável atribuir a devida importância a todas as decisões relacionadas com o material elétrico, não apenas no momento da escolha, mas também na sua instalação. Para te ajudar redigimos o presente artigo onde partilhamos alguns dos fatores que consideramos importantes na aquisição de material elétrico.
1. Qualidade
Um dos pontos mais importantes a que deves estar atento é à qualidade. Embora seja algo relativamente comum, a escolha de soluções elétricas não deve ser determinada por fatores como o preço. Uma forma de assegurar a qualidade é adquirires produtos de marcas e empresas reconhecidas no mercado que respeitam as normas nacionais e comunitárias.
2. Segurança
A segurança é outro dos pontos cruciais que não podes deixar de considerar ao adquirires material elétrico. Tratando-se de produtos e componentes ligados ou integrados no circuito elétrico é essencial que sejam seguros, de forma a evitar dissabores como incêndios e curtos-circuitos.
3. Manutenção
Cuidado com o estado da instalação elétrica! Fios ou cabos em más condições, cheiro a queimado, oscilações de energia e tomadas amareladas ou escurecidas são alguns dos sinais a que deves estar atento. Uma forma de evitar estes problemas é apostar em soluções elétricas de qualidade e agendar intervenções técnicas de manutenção frequentes. Na dúvida agenda a visita de um profissional qualificado!
4. Consumo energético
Outro fator importante prende-se com o consumo de energia. Tal como nos eletrodomésticos, a aquisição de produtos elétricos, como lâmpadas, por exemplo, deve ter em conta a sua classe energética. Quanto melhor a classe, menor o consumo e maior a poupança. O ambiente agradece!
Mais vale prevenir do que remediar!
Como vimos, existem pequenos erros que podem aumentar o risco de acidentes e gerar gastos inesperados com reparações. Não deixes que isso aconteça contigo! Considera os quatros fatores aqui abordados e evita preocupações desnecessárias.
E não te esqueças, seja para construir ou remodelar uma casa, consulta sempre um profissional especializado.