4 fatores a teres em conta na tua instalação elétrica

4 fatores a teres em conta na tua instalação elétrica

4 fatores a teres em conta na tua instalação elétrica 2560 1709 Segue a Corrente

Quando adquirimos ou remodelamos a nossa casa, são vários os aspetos que consideramos ao adquirir um qualquer componente, desde logo a notoriedade da marca, a qualidade e a durabilidade. No entanto, nem sempre usamos os mesmos critérios no que concerne ao material elétrico – talvez por associarmos a produtos que estão escondidos.

A verdade é que o sistema elétrico vai muito além do simples ato de ligar e desligar uma fonte de luz ou um aparelho a uma tomada. Se refletirmos, é fácil entender que basta uma simples quebra de energia para que o nosso mundo fique em suspenso, o que é revelador da sua importância nas nossas vidas.

Por esse e outros motivos é indispensável atribuir a devida importância a todas as decisões relacionadas com o material elétrico, não apenas no momento da escolha, mas também na sua instalação. Para te ajudar redigimos o presente artigo onde partilhamos alguns dos fatores que consideramos importantes na aquisição de material elétrico.


1. Qualidade

Um dos pontos mais importantes a que deves estar atento é à qualidade. Embora seja algo relativamente comum, a escolha de soluções elétricas não deve ser determinada por fatores como o preço. Uma forma de assegurar a qualidade é adquirires produtos de marcas e empresas reconhecidas no mercado que respeitam as normas nacionais e comunitários.


2. Segurança

A segurança é outro dos pontos cruciais que não podes deixar de considerar ao adquirires material elétrico. Tratando-se de produtos e componentes ligados ou integrados no circuito elétrico é essencial que sejam seguros de forma a evitar dissabores como incêndios e curtos-circuitos.


3. Manutenção

Cuidado com o estado da instalação elétrica! Fios ou cabos em más condições, cheiro a queimado, oscilações de energia e tomadas amareladas ou escurecidas são alguns dos sinais a que deves estar atento. Uma forma de evitar estes problemas é apostar em soluções elétricas de qualidade e agendar intervenções técnicas de manutenção frequentes. Na dúvida agenda a visita de um profissional qualificado!


4. Consumo energético

Outro fator importante prende-se com o consumo de energia. Tal como nos eletrodomésticos a aquisição de produtos elétricos, como lâmpadas, por exemplo, deve ter em conta a sua classe energética. Quanto melhor a classe, menor o consumo e maior a poupança. O ambiente agradece!


Mais vale prevenir do que remediar!

Como vimos existem pequenos erros que podem aumentar o risco de acidentes e gerar gastos inesperados com reparações. Não deixes que isso aconteça contigo! Considera os quatros fatores aqui abordados e evita preocupações desnecessárias.

E não te esqueças, seja para construir ou remodelar uma casa, consulta sempre um profissional especializado.

Back to top