8 dicas para poupar energia elétrica

8 dicas para poupar energia elétrica

8 dicas para poupar energia elétrica 975 725 Segue a Corrente

Como certamente sabes, o preço da energia sofreu um aumento significativo nos últimos tempos. Como tal, a fatura mensal de eletricidade está mais elevada.

Para além disso, considerando as alterações climáticas que temos vindo a observar, é cada vez mais urgente alterarmos alguns hábitos de forma a beneficiar o futuro do nosso planeta. Atualmente, uma grande parte da  energia que consumimos provém de combustíveis fósseis que, para além de escassos, são manifestamente prejudiciais para o meio ambiente.


A importância de poupar energia

Com o agravamento das alterações climáticas e a instabilidade política, torna-se cada vez mais importante aprendermos sobre a importância da poupança energética, adotando medidas de conservação de energia e novos hábitos que possibilitam utilizar menos recursos.

Neste artigo, damos-te 8 dicas para poupar energia, para poderes unir o útil ao agradável, e poupares dinheiro enquanto “poupas” o planeta. Vamos lá?


8 dicas para poupar energia

Melhorar a eficiência energética não tem de ser uma tarefa difícil. As pequenas mudanças fazem a diferença e existem inúmeras soluções elétricas que te podem ajudar a poupar energia. Conhece algumas:


1. Controlar os consumos de energia

De forma a saberes exatamente de onde provêm os teus gastos, podes instalar soluções de monitorização dos consumos de energia, os chamados smart meters. Estes equipamentos podem ajudar a reduzir a tua fatura energética ao informarem-te sobre a origem dos teus consumos.


2. Adapta a potência contratada às tuas necessidades

Caso tenhas uma potência contratada superior à que realmente necessitas, a sua redução pode ser uma forma de diminuir o valor da fatura de eletricidade no final do mês.


3. Aposta em fontes de energia renovável

As energias renováveis são uma opção que não prejudicam o meio ambiente e, a longo prazo, ajudam-te também a poupar! Um bom exemplo são os painéis solares, que através da luz do sol geram energia.


4. Desliga os aparelhos em stand by

Um hábito simples que pode fazer muita diferença! Sabias que os consumos em stand by podem representar 10% da fatura de eletricidade? Garante que, quando já não precisares de usar um determinado aparelho, o desligas na tomada;


5. Utiliza tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes, para além de te permitirem controlar a alimentação elétrica de forma remota, possibilitam ainda que definas horários de funcionamento e que controles os consumos energéticos.


6. Opta por um termostato inteligente

As energias renováveis são uma opção que não prejudicam o meio ambiente e, a longo prazo, ajudam-te também a poupar! Um bom exemplo são os painéis solares, que através da luz do sol geram energia.


7. Instala sensores de presença

Esta dica simples, mas eficaz evita que se desperdice energia. Ao instalares sensores de presença em algumas das divisões da tua casa ou empresa, garantes que a luz apenas está acesa quando necessário.


Promover a poupança através de soluções elétricas

 

É seguro dizer que o futuro da energia é elétrico. Com pequenas alterações nos nossos hábitos de consumo, podemos fazer a diferença ao investir num futuro melhor.

Mas não te esqueças que a poupança de energia depende de todos. Embora não seja possível mudar o mundo de um dia para o outro, podemos mudar as nossas ações no dia a dia, optando por escolhas mais conscientes.

Back to top