Autoconsumo elétrico: os painéis solares e as baterias são excelentes soluções!

Autoconsumo elétrico: os painéis solares e as baterias são excelentes soluções!

Autoconsumo elétrico: os painéis solares e as baterias são excelentes soluções! 2560 1440 Segue a Corrente

As energias renováveis trouxeram uma nova forma de consumir energia elétrica. O autoconsumo elétrico é um exemplo disto mesmo e, felizmente, já está a ser adotado um pouco por todo o mundo.

O autoconsumo elétrico veio resolver problemas de três grandes ordens: económica, global e pessoal. A nível económico, ajuda-te a diminuir a procura na rede elétrica, permitindo reduzir custos e proteger o ambiente. A nível global, ajuda-te a melhorar a segurança da rede. Já a nível pessoal, e caso ocorram cortes de energia na tua casa, atua como um “tampão”, estabilizando a rede.

Estás curioso e gostavas de saber mais? Então não deixes de ler este artigo, onde te apresentamos as vantagens e as utilizações do autoconsumo elétrico e te damos a conhecer algumas soluções!


Mas o que significa o autoconsumo elétrico?

O autoconsumo de energia elétrica é, nada mais nada menos, do que a utilização de eletricidade gerada por fontes de energia renováveis (como a energia solar e eólica). Ou seja, o autoconsumo acontece quando produzimos a nossa própria energia.

Através da instalação de uma unidade de produção para autoconsumo, podes substituir parte da energia que costumas comprar e reduzir de forma substancial a fatura da eletricidade. Esta instalação irá canalizar, de um modo automático, a energia produzida através dos painéis fotovoltaicos para o consumo próprio.

O aproveitamento da radiação solar para a produção de eletricidade é simples e vantajoso, tendo o seu boom acontecido graças à evolução tecnológica nos mais diversos âmbitos. Nos últimos anos, os sistemas fotovoltaicos têm-se tornado cada vez mais eficientes e acessíveis sendo, como tal, uma opção popular e ao alcance de todos.


Os benefícios do autoconsumo elétrico

São muitos os benefícios associados ao autoconsumo elétrico, um investimento cada vez mais recorrente por parte da população. Deixamos-te aqui algumas das principais razões pelas quais deves apostar nesta modalidade de consumo:

  • Diminuição dos teus gastos com a eletricidade;
  • Aumento do valor do teu imóvel;
  • Menor dependência dos preços da eletricidade;
  • Retorno do teu investimento a médio prazo;
  • Contribuição para a redução de pegada de CO₂;
  • Equipamento duradouro de baixa manutenção.

Como vês, os benefícios do autoconsumo elétrico são claros. Não só te ajudam a poupar dinheiro e energia, como também te permitem reduzir a dependência face aos combustíveis fósseis.

Com mais pessoas a mudar para veículos elétricos e painéis solares, podemos trabalhar todos juntos para criar um futuro mais limpo e ecológico.


Tipos de autoconsumo fotovoltaico

Existem duas modalidades de autoconsumo fotovoltaico, dependendo do destino da energia excedentária, isto é, da energia que o proprietário da instalação não utiliza:

  • Autoconsumo sem excedentes: Esta modalidade de consumo dispõe de um sistema de injeção zero, o que significa que a energia excedente não poderá ser injetada na rede.
  • Autoconsumo com excedentes: Esta é uma modalidade de consumo que permite a injeção da energia que “sobra” na rede pública de distribuição, podendo os utilizadores injetar essa mesma energia na rede.

Como iremos analisar mais adiante, sempre que existir energia excedente, esta poderá ser armazenada em baterias.


As aplicações da energia solar

Limpa, renovável, sustentável e económica, a energia solar fotovoltaica pode ser aproveitada das mais diversas formas e pode ser instalada em casas, empresas ou indústrias.

Neste artigo, sugerimos-te, então, algumas das suas possibilidades de uso:

  • Aquecimento de água;
  • Carregamento de veículos elétricos (o carro pode absorver a energia e guardá-la em baterias);
  • Aquecimento central do teu edifício.

Como é possível notar, a energia solar fotovoltaica pode ser aproveitada ao máximo com uma boa alocação e manutenção do sistema que capta a energia, nomeadamente em áreas mais altas da propriedade, onde existe maior incidência de raios solares.


Armazenamento de energia

Como referido anteriormente, as baterias têm grande importância quando falamos de autoconsumo fotovoltaico. Estas servem para armazenar o excedente de energia, ou seja, para acumular a energia que é produzida nos módulos fotovoltaicos e não é consumida pelos equipamentos.

Desta forma, poderá ser utilizada mais tarde, nos períodos em que os painéis fotovoltaicos não estão a produzir energia (isto é, à noite).

A combinação de painéis solares com baterias vai fazer com que sejas mais independente nas tuas necessidades energéticas, bem como garantir a redução do consumo de energia e contribuir para um futuro sustentável.


Começa hoje a ajudar o ambiente!

Para concluir, podemos dizer que o autoconsumo é um conceito cada vez mais utilizado no mundo inteiro. À medida que a tecnologia solar se torna mais acessível, é provável que esta tendência cresça.

Se pretendes investir nesta solução e instalar um sistema fotovoltaico em tua casa ou empresa, entra em contacto com as nossas associadas!

Back to top