Com a evolução tecnológica, as casas conectadas são já uma realidade muito presente no nosso quotidiano. No entanto, ainda existem muitas soluções inovadoras por explorar, que podem transformar por completo o ambiente residencial e a rotina das famílias.
A casa do futuro ou casa conectada é uma tendência que tem vindo a ganhar forma ao longo dos anos. Através de uma casa inteligente e automatizada, podemos controlar várias soluções elétricas através da voz ou mesmo à distância, com o smartphone ou tablet, o que facilita toda a nossa vida.
Entre as vantagens da casa do futuro, podemos destacar, precisamente, a funcionalidade, mas também a economia de energia e a maior segurança para os moradores.
Continua a ler e descobre mais sobre as tendências e vantagens das casas do futuro.
As casas inteligentes são o futuro!
As casas automatizadas são um conceito em crescimento. Aliás, cada vez mais empresas e organizações têm desenvolvido soluções e sistemas direcionados à gestão domiciliar. Hoje em dia, já podes destrancar portas, visualizar a tua câmara de segurança e acionar equipamentos a partir de um dispositivo móvel.
Tendo em conta a sua praticidade e funcionalidade, as casas inteligentes são, portanto, essenciais para um mundo mais conectado.
Por isso, e graças à tecnologia, a casa inteligente proporciona uma série de benefícios:
- Automação;
- Comodidade;
- Segurança;
- Conforto;
- Eficiência energética;
- Controlo total dos equipamentos;
- Acessibilidade;
- Economia
Como podes ver, além de facilitarem a nossa vida, providenciam um nível de conveniência que nunca pensámos ser possível.
Configura rotinas para tornar a tua vida mais fácil
Um dos grandes benefícios da casa do futuro é, como vimos anteriormente, a conectividade entre todos os aparelhos. Ora, tal conectividade, aliada à facilidade de controlo dos vários equipamentos, permite que seja possível configurar as mais diversas rotinas.
As casas inteligentes do futuro podem ser controladas através de comandos de voz e os seus sensores podem, por sua vez, permitir a deteção de presença para automatizar rotinas com base no local da casa onde nos encontramos. Todos estes dispositivos serão, portanto, monitorizados e controlados por inteligência artificial (IA).
Um dos grandes benefícios da casa do futuro é, como vimos anteriormente, a conectividade entre todos os aparelhos. Ora, tal conectividade, aliada à facilidade de controlo dos vários equipamentos, permite que seja possível configurar as mais diversas rotinas.
As casas inteligentes do futuro podem ser controladas através de comandos de voz e os seus sensores podem, por sua vez, permitir a deteção de presença para automatizar rotinas com base no local da casa onde nos encontramos. Todos estes dispositivos serão, portanto, monitorizados e controlados por inteligência artificial (IA).
Não vais acreditar no mundo de possibilidades!
A tecnologia evolui de dia para dia, por isso o que parece fazer parte de um futuro longínquo pode ser já uma realidade próxima. Exemplos disso podem ser os dispositivos que se seguem.
- Termostatos inteligentes
Os termostatos inteligentes são dispositivos que te permitem controlar a temperatura de casa remotamente. Podes ajustar a temperatura a partir do teu telefone, tablet ou computador, e podes também definir horários e temporizadores para te certificares de que a casa está confortável quando assim o desejas.
Além disso, estes dispositivos otimizam os ciclos de aquecimento e arrefecimento em casa, permitindo a economização de energia.
- Campainhas inteligentes
Estas campainhas futuristas podem integrar-se a sistemas de segurança e a fechaduras, permitindo que consigas ver quem está do lado de fora, mesmo quando não estás em casa.
Muitas campainhas inteligentes podem ter características adicionais, tais como sensores de movimento e visão noturna. Como resultado, fornecem ainda mais segurança para a tua casa.
- Fechaduras inteligentes
As fechaduras inteligentes, uma vez conectadas ao telemóvel ou tablet, oferecem uma variedade de características que simplificam a tua vida. Esqueceste-te das chaves? Não há problema. Basta usar a aplicação para destrancar a porta. Precisas de deixar alguém entrar enquanto estás fora? Também não há problema. Podes fornecer-lhes uma chave virtual, que expira assim que desejares.
Para além disso, as fechaduras inteligentes são extremamente seguras.
- Iluminação inteligente
A iluminação inteligente, que pode ser sincronizada com a rede doméstica, proporciona-te um controlo total sobre a tua iluminação. Através dela consegues mudar a intensidade, a cor e até a direção da luz – tudo através de um simples clique. Podes também definir horários para que estas se liguem ou desliguem automaticamente ou podes mesmo controlá-las à distância com o smartphone.
Quer pretendas poupar energia ou apenas acrescentar um pouco de conveniência à tua vida, a iluminação inteligente é o caminho a seguir.
- Comandos de Voz
Os comandos de voz também já fazem parte das casas inteligentes, permitindo o controlo de vários aspetos da casa e oferecendo uma maior facilidade de acesso a músicas e listas de compra, por exemplo.
Este sistema pode estar associado aos estores elétricos, à iluminação e a um sistema de som ambiente, sendo uma mais valia em qualquer divisão da casa.
Ajuda o ambiente utilizando menos recursos
Além de práticas e funcionais, as casas inteligentes são também pensadas tendo como base a sustentabilidade e a otimização de recursos, como água e energia, nomeadamente a partir da implementação de dispositivos com menor impacto ambiental.
A integração das novas tecnologias em casa pode trazer conforto e pragmatismo ao teu dia, mas as suas vantagens vão muito além disto. Esta é também uma forma de gerir o consumo energético da casa. Neste sentido, são vários os dispositivos que integram esta função: controladores de irrigação inteligente, temporizadores, sensores de movimento e iluminação conectada.
O aproveitamento da energia solar e as soluções de carregamento para veículos elétricos são também exemplos de tecnologia do futuro caracterizada pela preocupação ambiental.
Por isso, e tendo em conta estes exemplos, as casas do futuro poderão ser autossustentáveis, na medida em que poderão ser capazes de gerar a sua própria energia.
O uso da tecnologia para chegar a um futuro mais sustentável e ecológico é cada vez mais importante.
Conexão à Internet: tão comum como respirar
Como podemos perceber, as casas do futuro prometem tornar o nosso dia a dia mais eficiente, inovador e automatizado. O uso de dados será mais comum, assim como o apoio da Inteligência Artificial na tomada de decisões. Ao mesmo tempo, mantermo-nos conectados à Internet será algo tão comum como respirar.
Descobre as melhores opções para a tua casa junto das nossas associadas e prepara a tua casa para o futuro!