O futuro, agora
A tecnologia faz cada vez mais parte do nosso dia a dia, acabando por tornar a nossa vida mais fácil ao executar um conjunto de tarefas que, até há algum tempo, eram sobretudo manuais. O resultado traduz-se em mais tempo livre para ti e para a tua família.
Facto é que a tecnologia está presente em vários domínios da nossa vida e a nossa habitação não é exceção, sendo o conceito de casa inteligente, algo cada vez mais tangível. Sabias que, a partir do teu smartphone ou através de comandos de voz, podes abrir e fechar estores, controlar o aquecimento e a iluminação, entre tantas outras opções?
Curioso? Então não deixes de ler este artigo, no qual te apresentamos algumas das soluções elétricas que tornam a tua vida mais segura, sustentável, confortável e, não menos importante, mais conectada!
O que significa viver numa casa inteligente
Viver numa casa inteligente é viver numa habitação dotada de domótica. Esta tecnologia permite desde logo a gestão dos recursos residenciais, possibilitando uma resposta mais fácil e prática às tuas necessidades diárias.
A domótica proporciona conforto, segurança, eficiência na gestão dos recursos e qualidade de vida, quer estejas dentro ou fora de casa, afinal de contas podes controlar todos os equipamentos através do teu dispositivo móvel ou de um simples comando de voz.
É possível integrar a domótica em qualquer habitação, em função das necessidades individuais e do orçamento disponível. A avaliação pormenorizada dos espaços permite confirmar a compatibilidade entre sistemas e dispositivos a fim de se poder instalar as soluções adequadas para cada situação.
Como transformar a tua casa numa casa inteligente?
Não é difícil! Existem diversos equipamentos que permitem transformar a tua casa numa casa inteligente sem grande esforço. Outra boa notícia é que muitos deles funcionam por tecnologia sem fios, não te obrigando a furar paredes.
Mas, antes de mais, para melhor compreenderes como tornar a tua casa numa casa inteligente, podemos organizar as diferentes soluções em três áreas:
Tendo como referências as categorias acima apresentadas indicamos-te algumas soluções para integrares a domótica em tua casa. Exemplos de soluções elétricas para uma casa inteligente:
Conforto
- Iluminação inteligente – podes ajustar a intensidade da luz de acordo com a quantidade de luz natural que esteja a entrar em tua casa, podes ainda ligar ou desligar luzes em qualquer divisão ou até mesmo programar um horário para isso (criar uma rotina).
- Existem várias soluções de iluminação que podem ser conectadas aos vários assistentes virtuais disponíveis no mercado, permitindo que controles as tuas fontes de luz através de simples comandos de voz.
- Controlar o aquecimento – podes programar o aquecimento para ligar automaticamente sempre que inicias a tua deslocação do trabalho para casa e assim, quando chegares, a temperatura ambiente já estará como desejado, aumentando a tua comodidade.
- Controlar os teus gadgets à distância, nomeadamente o sistema de som ambiente, Smart TV, projetor, entre outros. Podes igualmente mudar de canal, solicitar “playlists” e sugestões aos assistentes virtuais, tudo através de comandos de voz que substituem as tradicionais consolas ou comandos táteis.
Segurança
- Simula a tua presença em casa – quando estiveres fora de casa, podes simular que esta está a ser habitada, designadamente ligando e desligando as luzes, controlando os estores ou até a televisão.
- Utiliza o teu smartphone ou tablet para controlar o teu vídeo porteiro estejas onde estiveres. Mesmo que ausente da tua casa podes ver quem está à tua porta para te visitar, podendo inclusive abrir a porta para que as tuas visitas entrem caso pretendas.
- Liga e desliga o alarme de tua casa em qualquer lugar. Através da tecnologia IoT podes, entre outros, ser notificado de qualquer movimentação suspeita dentro de tua casa.
- Domótica associada ao reconhecimento facial – utiliza sistemas de segurança inteligentes que incluem câmaras que permitem o reconhecimento fácil das pessoas dentro ou fora de casa. Caso detetem algum intruso enviam-te uma notificação.
- Sensores inteligentes: recebe alertas em tempo real em caso de inundação, incêndio, abertura de portas e janelas, entre outros.
Sustentabilidade
- Estores elétricos: permitir que estes sejam controlados automaticamente em função da luz exterior, por forma a garantir uma maior otimização da iluminação natural e do aquecimento/arrefecimento da tua casa.
- Sistema de rega inteligente: controla a frequência e intensidade da rega de acordo com a precipitação, promovendo assim uma melhor gestão dos recursos.
- Monitorização do consumo de energia em tempo real: controla os gastos e consumos e descobre quais os equipamentos com maior consumo energético.
O futuro são as casas inteligentes e o futuro da tua casa começa hoje!
As potencialidades da domótica vão alterar o teu dia a dia, com melhorias na organização e na tua rotina, tornando a tua vida mais prática e mais segura.
Desta forma terás mais tempo para ti, para a tua família e para os teus amigos, aliando ainda uma componente de diversão que é poder controlar a tua casa com a tua voz ou mesmo através do teu smartphone ou tablet, quer estejas no seu interior, no trabalho ou em viagem!
Para além de todas estas vantagens não podemos ainda esquecer que ter uma casa inteligente é valorizar um mundo mais eficiente e, por sua vez, mais sustentável.
Segue a Corrente
Conhece as empresas que oferecem soluções para uma vida mais conectada!