Material elétrico: um aliado à tua produtividade

Material elétrico: um aliado à tua produtividade

Material elétrico: um aliado à tua produtividade 1302 689 Segue a Corrente

Se fores como a maioria das pessoas, provavelmente pensas muito pouco no ambiente onde trabalhas. Afinal, enquanto houver uma secretária e uma cadeira, de que mais precisas?

A verdade é que o ambiente pode ter um impacto significativo na tua concentração, criatividade e produtividade. Ao introduzires algumas mudanças, podes criar um ambiente mais propício à concentração e criatividade.

Queres saber como potenciar ao máximo o teu local de trabalho? Descobre tudo neste artigo!


Mas como posso contornar a situação?

Se tens dificuldade em concluir as tuas tarefas dentro do prazo ou sentes que a organização não é o teu ponto forte, então fica a saber que o material elétrico pode dar uma ajuda.

Como? Simples! Um ambiente organizado e com a iluminação e temperatura adequada proporciona uma sensação de bem-estar, diminuindo o stress e aumentando a concentração.

Por isso, para conseguires aumentar a tua produtividade, dá uma vista de olhos à tua configuração elétrica, à iluminação e à climatização do teu escritório e introduz algumas alterações.


Primeiro passo: identificar as falhas

A qualidade, intensidade e a projeção da luz, bem como a temperatura ambiente, podem ter influência nos vários momentos do teu dia, seja em casa ou no trabalho.

Quantas vezes já te encontraste em ambientes que se tornam exaustivos em poucos minutos? O oposto também já deve ter sucedido, certamente já experienciaste ambientes que transmitem uma sensação de conforto e boa disposição.

A diferença pode estar na iluminação e climatização. Se, por um lado, o défice de luz afeta a tua perceção visual, o seu excesso pode impactar negativamente a tua concentração e produtividade.

Ambientes frios ou muito quentes, fracamente ou excessivamente iluminados tornam-nos menos propensos a bons níveis de produtividade.


Adaptação é o fator chave

O mundo está a mudar e a forma como trabalhamos também. Hoje, são cada vez mais comuns modelos de trabalho híbridos ou totalmente remotos. Como todas as mudanças, esta também tem os seus próprios desafios, nomeadamente para os trabalhadores que se querem manter produtivos nos seus próprios espaços.

Um dos fatores mais importantes para o aumento ou diminuição dos níveis de produtividade prende-se com os espaços onde estamos inseridos. Estes são fortemente impactados por vários fatores, desde logo, pelo ruído, temperatura ambiente e iluminação.

Seja em ambiente residencial ou profissional, a iluminação e climatização adequadas promovem a produtividade e a concentração e evitam algum mal-estar, como dor de cabeça e fadiga.


Aumenta a tua produtividade com a iluminação certa

Independentemente de trabalhares em casa ou no escritório, o conforto visual é um fator primordial em contexto laboral. Desde logo, é importante que a iluminação seja adequada não apenas ao espaço, mas também às funções desempenhadas.

A luz natural é uma excelente alternativa para promover ambientes mais agradáveis e uniformes. Contudo, nem sempre terás este tipo de iluminação à tua disposição! E é aqui que entra a iluminação artificial.

Neste caso, opta por iluminação (LED) com tons brancos frios, indicados para ambientes que requerem muita atividade e mais atenção. A temperatura pode ir dos 6000k aos 6500k (kelvins).

Por outro lado, a iluminação quente (branco quente) é mais indicada para ambientes íntimos, como salas de descanso por criar uma sensação de conforto e relaxamento.

Além disso, a tecnologia LED é mais eficiente em termos energéticos e tem um tempo de vida útil longo quando comparada a tecnologias de iluminação convencionais.

Existem, ainda, soluções que te permitem personalizar e adaptar a luz em função da hora do dia, da intensidade da iluminação natural ou da tarefa que vais realizar. Acresce que o facto de poderem ser controlados através de uma consola central, Wi-Fi ou comando de voz torna-os ainda mais atrativos.

Além disso, os sistemas de iluminação inteligentes podem maximizar a eficiência energética desligando-se automaticamente quando deixam de ser necessários, nomeadamente quando a luz exterior é suficiente para iluminar adequadamente os espaços.

Tal como acontece com o café, a dose certa de luz pode reduzir a fadiga e aumentar a concentração!


Não tomes como garantido o conforto dos espaços

As diferentes estações do ano exigem diferentes níveis de conforto e é importante adaptares o ambiente às condições meteorológicas. Além disso, como já referimos, o excesso de calor ou frio pode também impactar a tua produtividade.

Hoje existem no mercado soluções de climatização que te permitem controlar todos os aspetos do teu ambiente, desde os níveis de humidade ao fluxo de ar, permitindo-te maximizar o teu conforto térmico e, consequentemente, os teus níveis de concentração.

Estas soluções não se limitam a manter-te confortável, sendo energeticamente mais eficientes que os sistemas de aquecimento convencionais, o que se traduz numa redução da fatura elétrica no final do mês. Além disso, ao incorporarem termostatos inteligentes permitem-te ajustar automaticamente a temperatura às tuas preferências e necessidades.

A temperatura certa é o equilíbrio perfeito entre conforto e produtividade.


Explora, combina e descomplica

Quando falamos em produtividade, nem todas as pessoas imaginam que esta possa ser diretamente influenciada às soluções elétricas que utilizamos. No entanto, como vimos, o material elétrico é um dos fatores decisivos.

A adequação da iluminação e climatização ao espaço, ao trabalho e às condições meteorológicas é algo importante que não deve ser descurado! Todos estes elementos não só influenciam o teu nível de conforto, como também a forma como percecionas o espaço.

Define um orçamento, procura inspiração e explora as soluções que as nossas empresas associadas têm para te ajudar a ter um espaço de trabalho mais confortável, prático e produtivo..

Back to top