Mobilidade Elétrica: Soluções de carregamento de veículos elétricos

Mobilidade Elétrica: Soluções de carregamento de veículos elétricos

Mobilidade Elétrica: Soluções de carregamento de veículos elétricos 1920 1281 Segue a Corrente


Adquiriste ou pretendes adquirir um Veículo Elétrico e tens dúvidas sobre como é feito o seu carregamento?

O desenvolvimento da mobilidade elétrica contribui para além dos objetivos ambientais (redução das emissões de CO2 produzidas pela utilização de combustíveis fósseis) para uma redução da dependência energética externa, enquanto poderá permitir igualmente uma redução dos custos de mobilidade de pessoas e empresas.

Nesse sentido, compreende-se que sejam cada vez mais as pessoas e empresas que optam por adquirir Veículos Elétricos e que, também por isso, seja cada vez maior o interesse em conhecer e dispor de informação adequada a respeito das diferentes soluções de carregamento que existem – é para isso que pretende contribuir este artigo.

Assim, antes de discutirmos as soluções de carregamento, é útil clarificar de que tipo de veículos estamos a considerar.

Os Veículos Elétricos (VE) são veículos propulsionados por um motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável ou por outros dispositivos portáteis de armazenamento de energia elétrica. A carga é feita por meio de uma fonte externa ao VE tal como uma rede de distribuição de energia elétrica, pública ou privada.

Deste modo e apesar de existirem diversas tecnologias de VE, destacamos neste artigo os Veículos Elétricos (acima de 2 kVA), que utilizam a rede de energia elétrica para o seu carregamento:

  • Os Veículos Elétricos a baterias, que são 100% elétricos e propulsionados a eletricidade;
  • Os Veículos Elétricos híbridos de carregamento pela rede, que incluem um motor de combustão interna e um motor elétrico com ponto de conexão para carregamento a partir, também eles, da rede elétrica.

Se adquiriste ou pretendes adquirir algum destes tipos de veículos, para uso particular ou para a tua empresa, terás com certeza interesse em saber como é feito o carregamento dos Veículos Elétricos, qual a sua duração e qual o melhor modo de carregamento para que consigas usufruir de forma plena do teu VE.


Que modos de carregamento de Veículos Elétricos existem?

Existem 4 modos de carregamento, três em corrente alternada (CA), modo 1, 2, e 3 e um em corrente contínua (CC), modo 4.

Tomada compatível com o carregamento de VE

  • Utiliza tomada monofásica de uso doméstico para VE.
  • Conexão direta do VE à tomada de uso doméstico.
  • Cabo simples com condutores de fase e de terra.
  • Não se recomenda esta solução por questões de segurança.
  • Risco de sobreaquecimento.

Tomada compatível com o carregamento de VE com dispositivo de controlo integrado no cabo

Utiliza tomada monofásica para VE.

  • Conexão indireta do VE à tomada de uso doméstico através de cabo que integra um dispositivo de controlo.
  • Cabo integra dispositivo com as funções base de controlo de carga. A intensidade da carga deve ser limitada a uma corrente inferior a 16 A, o que implica uma duração de carregamento mais longa.
  • As tomadas de contactos reforçados melhoram o desempenho do carregamento em Modo 2.

Ligação indireta do VE à rede através de um posto de carregamento em CA

Utiliza um posto de carregamento monofásico ou trifásico.

  • Ponto de alimentação dedicado incorporando monitorização da carga.
  • Cabo específico (ligado ao posto de carregamento ou não).

Ligação indireta do VE à rede através de um posto de carregamento em CC

  • Carregador externo de corrente direta com monitorização da carga.
  • Cabo fixo dedicado.
    • Utiliza tomada monofásica de uso doméstico para VE.
    • Conexão direta do VE à tomada de uso doméstico.
    • Cabo simples com condutores de fase e de terra.
    • Não se recomenda esta solução por questões de segurança.
    • Risco de sobreaquecimento.
  • Utiliza tomada monofásica para VE.

    • Conexão indireta do VE à tomada de uso doméstico através de cabo que integra um dispositivo de controlo.
    • Cabo integra dispositivo com as funções base de controlo de carga. A intensidade da carga deve ser limitada a uma corrente inferior a 16 A, o que implica uma duração de carregamento mais longa.
    • As tomadas de contactos reforçados melhoram o desempenho do carregamento em Modo 2.
  • Utiliza um posto de carregamento monofásico ou trifásico.

    • Ponto de alimentação dedicado incorporando monitorização da carga.
    • Cabo específico (ligado ao posto de carregamento ou não).
    • Carregador externo de corrente direta com monitorização da carga.
    • Cabo fixo dedicado.


E dos modos apresentados qual é o melhor para efetuar o carregamento de Veículos 100% Elétricos?

Os modos 3 e 4. Porquê? Porque são os modos de carregamento que conferem uma maior segurança, uma carga mais otimizada e uma maior funcionalidade:

  • Os modos 3 e 4 permitem estabelecer uma comunicação permanente entre o VE e a infraestrutura de carga.
  • Por questões económicas e de segurança é possível adaptar, em tempo real, a quantidade de energia atribuída a cada veículo.
  • São os únicos modos que permitem uma gestão de energia inteligente, tornando-se indispensáveis para a integração das infraestruturas de carga na rede de distribuição local e urbana.


Muito embora o modo 3 e 4 sejam mais eficientes, é possível usar uma tomada doméstica no carregamento de Veículos Elétricos numa base diária?

A utilização de tomadas domésticas no carregamento de VE deve ser considerada apenas numa situação de recurso, com um tempo de carga muito mais longo, uma vez que as tomadas domésticas não são projetadas para solicitações de forma tão intensiva e prolongada (3,7 kW durante cerca de 12H), sobretudo para uma carga não linear como a de um VE.

Identificados os diferentes modos e focando na questão da duração do carregamento, o que devo ter em conta?

A duração do carregamento varia consoante as características do Veículo Elétrico e o modo de carga utilizado, sendo a capacidade de carga efetiva determinada pelo “elo” mais fraco entre o veículo, o cabo ou modo de carga e o ponto de carregamento.

De seguida apresentamos alguns exemplos da duração aproximada do carregamento de um Veículo Elétrico com uma bateria de 24 kWh (pode variar em função do modelo do veículo):

Deste modo, fica claro que devemos ter locais e soluções de carregamento adequados para garantir a total e plena funcionalidade dos VE. No que se refere a tipos de estacionamento com carregamento, podemos distinguir entre diferentes locais-tipo, como o domicílio (1), parques de estacionamento em zonas comerciais e empresariais (2) / (3), locais de estacionamento na via pública (4) e estações de serviços em estradas e autoestradas (5).

Para cada um dos locais é possível padronizar os diferentes tipos de carregamento:

  • Cargas lentas / normais são as adequadas e usadas maioritariamente em áreas residenciais ou em locais de trabalho (parqueamento para colaboradores);
  • Cargas normais / rápidas são adequadas aos espaços de estacionamento em supermercados, centros comerciais, parques públicos (interiores e exteriores) ou destinados a frotas automóveis de empresas;
  • E ainda, as cargas ultrarrápidas, adequadas a zonas de serviço de abastecimento em estradas e autoestradas ou em grandes centros de parqueamento, como alternativa aos carregamentos rápidos.

As diferentes opções de carga adequam-se a cada local permitindo aos utilizadores de VE uma solução eficaz para as suas necessidades e que respeita o seu perfil de mobilidade.

Abordámos neste artigo, de forma muito sintética, algumas questões essenciais relativas ao carregamento de Veículos Elétricos, mas podes sempre saber mais.

Adquiriste ou pretendes adquirir um Veículo Elétrico e queres explorar com maior detalhe as diferentes soluções de carregamento? Pretendes instalar um ponto de carregamento na tua casa ou empresa e gostarias de ter alguma orientação prática sobre como escolher a solução mais adequada?

Para conhecer melhor este tema, recomendamos a consulta do microsite da AGEFE dedicado à Mobilidade Elétrica e do Guia Rápido para soluções de carregamento de Veículos que aí está disponível.

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