Reforma elétrica: quando fazer e como prevenir?

Reforma elétrica: quando fazer e como prevenir?

Reforma elétrica: quando fazer e como prevenir? 2560 1707 Segue a Corrente

Na construção de uma habitação, as instalações elétricas são uma das preocupações. Contudo, não é só neste momento que deves estar atento às condições elétricas da tua casa.

A reforma elétrica é essencial para garantir a segurança da tua habitação e evitar possíveis oscilações na conta da eletricidade e gastos extras com reparações. Por isso, deve ser realizada com periodicidade.

E, antes de perguntares o que é a reforma elétrica, nós explicamos. É o processo de reparação ou substituição de elementos que compõem as instalações de uma residência. Isso inclui cabos, fios, lâmpadas, tomadas e outros equipamentos elétricos que chegaram ao fim da vida útil.

Para te ajudar a perceber a altura certa para rever as instalações elétricas da tua casa, assinalamos os principais sinais de alerta e algumas ações preventivas.


Quando fazer uma reforma elétrica: 6 sinais a ter em atenção

1. Equipamentos em mau estado

Cabos descascados, fios expostos e peças com indícios de corrosão são os principais sinais de que está na hora de fazer uma reforma elétrica. A fragilidade destes equipamentos elétricos representam um risco para a tua casa e para ti.

2. Desperdício de energia

Um aumento repentino na conta da eletricidade é um indicador de problemas. Com o tempo, os circuitos podem ficar sobrecarregados e não suportar o consumo de energia da residência, principalmente se esta for antiga e nunca tiver tido nenhuma reforma.

3. Sobreaquecimento

Equipamentos elétricos muito quentes também são sinais de alerta. Se reparares que tomadas ou interruptores aquecem muito, procura um profissional sobre a possibilidade da necessidade de fazer uma reforma elétrica.

4. Choques elétricos

Sofrer um pequeno choque elétrico ao tocar num equipamento é comum. Porém, não significa que seja normal, portanto o melhor é substituíres ou perceberes junto de um profissional se é necessário a substituição da peça.

5. Cheiro a queimado

O cheiro a queimado não é bom sinal nas instalações elétricas. Se o cheiro persistir, procura por sinais de corrosão nos fios elétricos e contacta um profissional o quanto antes para evitar acidentes.

6. Oscilações na energia elétrica

As falhas de energia podem não ser resultado da instalação elétrica. Mas, se acontecer com frequência, o melhor é investigares a sua causa, uma vez que as oscilações ou o corte repentino de energia podem danificar equipamentos.


Como prevenir uma reforma elétrica antecipada?

Mais eficaz do que aguardar pelos sinais de alerta, é colocar em prática algumas ações preventivas. Estes comportamentos podem ajudar-te a evitar substituições de equipamentos elétricos, bem como possíveis choques, curtos-circuitos e até incêndios.

  • Retira os aparelhos das tomadas sempre que fores de férias e ninguém ficar em casa;
  • Desliga os disjuntores e, em alguns casos, a energia antes de trocares uma lâmpada;
  • Evita deixar cortinas ou tapetes perto de fios elétricos;
  • Procura ajuda profissional sempre que precisares. Não tentes resolver problemas de instalação elétrica por conta própria


Mais vale prevenir do que remediar!

Saber quando reformar a casa é fundamental para garantires segurança e evitar gastos adicionais.

Mas não esperes pelos sinais de alerta para inspecionares as instalações elétricas. Nem sempre estes são evidentes e as habitações antigas têm necessidades diferentes. Como os circuitos não foram pensados para suportar os equipamentos elétricos atuais, as instalações precisam de energia adicional e sobrecarregam mais facilmente.

Contudo, independentemente do ano da construção, o importante é implementares ações preventivas e fazeres uma reforma elétrica com um profissional. Adiar o problema contribuirá para piorar a situação e possivelmente agravar o seu desfecho.

Descobre ainda hoje as melhores opções para a tua empresa junto das nossas associadas!

Back to top